Morre Elza Soares aos 91 anos

Cantora e compositora morreu em sua casa, no Rio de Janeiro

Militante de causas sociais, Elza costumava abordar temas como feminismo e racismo

A cantora e compositora Elza Soares morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (20) por causas naturais. A informação foi divulgada por familiares em conta que pertencia à cantora nas redes sociais.

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, diz o comunicado, assinado por Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e Equipe Elza.

“Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação”, diz ainda o texto.

“A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”.

Famosos e escolas de samba lamentam morte de Elza Soares
Artista foi enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel, em 2020, com o tema "Elza Deusa Soares"

Diversos artistas manifestaram os sentimentos à Elza Soares após a confirmação da morte da cantora, aos 91 anos, na tarde desta quinta-feira (20). Escolas de samba também utilizaram as redes sociais para prestar homenagens à artista.

“Grande Elza Soares, sempre divertida. Uma das maiores cantoras de samba que já conheci, minha queridona, vai com Deus”, divulgou o cantor Zeca Pagodinho.

Mano Brown também registrou a homenagem por meio das redes sociais: “Música brasileira perde uma das maiores vozes, vá em paz Elza Soares”, escreveu o rapper.

“Descanse em paz Elza Soares, que Deus conforte os familiares, amigos e fãs!”, postou o cantor Wesley Safadão.

A cantora Maria Rita escreveu: “perda facilmente estimável: descansa uma das maiores do nosso país, representante da resistência e resiliência de seu povo. dona elza, missão cumprida! e agora começa a nossa missão: celebra-la sempre! que seja recebida em festa, essa incrível mulher de Luz…!

Elza Soares conheceu Garrincha nos anos 1960, com quem teve um filho. Eles ficaram juntos por 15 anos e, ao longo deste período, Elza sofreu com episódios recorrentes de violência doméstica, relatados anos depois. Assim como Elza, Garrincha morreu também em um 20 de janeiro, no ano de 1983.

O fato foi lembrado pela cantora Zélia Duncan na homenagem que prestou à Elza. “Elza Soares se foi, no mesmo dia de Garrincha…chove tão forte lá fora não há gota que não sinta”, escreveu Duncan.

O clube Botafogo lamentou a morte da cantora e divulgou uma foto de Elza com o Mané Garrincha, ídolo alvinegro.

“O Botafogo lamenta a morte da cantora e compositora Elza Soares, ícone para a música popular brasileira, e ex-esposa de Mané Garrincha, ídolo alvinegro e maior jogador de todos os tempos. Por ironia do destino, ela nos deixa em um 20 de janeiro, mesmo dia que o craque se foi.”

Caetano Veloso afirmou que Elza Soares “foi uma concentração extraordinária de energia e talento no organismo da cultura brasileira”. Caetano disse ter sido fã de sua voz e musicalidade desde os anos de ginásio.

“Tive a honra de ser procurado por ela quando de sua iminente decisão de abandonar a carreira e/ou o Brasil. Fui capaz de convencê-la a ficar porque entendi que aquilo era uma espécie de pedido de socorro. Compus o samba-rap “Língua” e a convidei para cantar a parte melódica. Assim ela voltou a cantar e a receber atenção”, revelou Catano.

“Morreu na glória a que fazia jus, numa idade respeitável, afirmando a grandeza possível do Brasil”, acrescentou o cantor.

Escolas de samba
As escolas de samba também registraram a importância de Elza Soares para o cenário do samba no Brasil. A Mocidade Independente de Padre Miguel, que em 2020 trouxe para a avenida o enredo “Elza Deusa Soares”, manifestou-se poucos minutos após a divulgação da morte da cantora.

“És a ESTRELA! Seu povo esperou tanto pra revê-la! E reviu! Reviu o seu amor Independente passar na Avenida da forma mais linda possível! Só podemos agradecer por tudo. Consternados! Essa é a nossa despedida! Obrigado, Deusa. NÓS NÃO VAMOS SUCUMBIR NUNCA!”, divulgou a Mocidade no Twitter.