Cidades do Vale do Aço começam a vacinar crianças contra o coronavírus


Já começou a corrida pela vacinação de crianças acima de cinco anos no Vale do Aço. Até o momento, das cidades que compõe a Região Metropolitana, Timóteo, Ipatinga e Santana do Paraiso começam esta semana a oferecer o imunizante aos pais que desejarem vacinar seus filhos, ou forem orientados pelos médicos a fazê-lo.

No caso de Ipatinga, neste primeiro momento, serão priorizadas as crianças com comorbidades, deficiência permanente, acamadas ou com mobilidade reduzida. Os agendamentos estão sendo realizados nos postos de saúde, mas a vacinação está ocorrendo na Unidade do Cidade Nobre, de 13h às 16h. Caso a criança não tenha cadastro, os pais ou responsáveis devem comparecer à UBS para realizá-lo. Em Timóteo, que seguirá o mesmo caminho de Ipatinga, a vacinação começa nesta sexta-feira, 21, de 8h às 14h, no Cefet/MG.

A Secretaria de Saúde de Ipatinga deixou claro que será solicitado o laudo médico comprovatório da necessidade de aplicação imediata da vacina. Sendo assim, é bom os pais ou responsáveis também procurarem o posto de saúde antes de levar o filho para a vacinação.

São consideradas comorbidades: Diabetes mellitus; Pneumopatias Crônicas Graves; Hipertensão Arterial Grave; Doenças Cardiovasculares; Doenças Cerebrovasculares; Indivíduos Imunossuprimidos; Obesidade Mórbida; Pessoas com Deficiência Permanente; Pneumonias Crônicas Graves; Síndrome de Down; Anemia Falciforme e Talassemia Maior e Cirrose Hepática.

Já em Paraíso, a vacinação nesta quarta-feira, 19, em cinco polos, localizados nos bairros Ipaba, Centro, Industrial (na unidade Azul), Águas Claras e Cidade Nova, das 8h às 14h30, para todas as crianças.