Viagens de ônibus para BH podem durar 12 horas por causa de desvios e trânsito

Até que o trecho de pouco mais de 100 metros do Km 321 da BR 381, em Nova Era, seja liberado ao tráfego, viajar do Vale do Aço para Belo Horizonte vai tornar uma aventura, com viagens que misturadas ao trânsito, podem durar oito, nove, 10 horas, ou até mais. A boa notícia é que, pelo menos por enquanto, não há intenção da Viação Presidente, empresa responsável pelas linhas que ligam a região à capital, de suspender o serviço, como fez durante a pandemia do coronavírus, em 2020.

Segundo informações colhidas pela reportagem do Portal, no terminal rodoviário de Ipatinga, duas opções estão sendo consideradas pela Presidente neste primeiro momento. A primeira, é passar pelas BR 458 e 116, por Caratinga; indo até Realeza (distrito de Manhuaçu). De lá os ônibus seguirão pela Br 226 passando por Matipó, Abre Campo, Rio Casca no território dos municípios de São José do Goiabal e São Domingos do Prata, retomando a BR 381 em João Monlevade, com a tradicional parada no Posto Cinco Estrelas, seguindo até BH.  A viagem nesse percurso tem cerca de 430Km (200 a mais do que o trecho normal) e duraria, em tese, pelo menos sete ou oito horas. Mas, devido a fatores como o trânsito e os tradicionais engarrafamentos na saída ou entrada de Belo Horizonte, as viagens tendem a durar no mínimo 10 horas, podendo chegar a 12.  


A segunda opção, foi testada nesta sexta-feira no horário de 13 (BH-Caratinga), prevê a passagem pela cidade de São José do Goiabal, dai seguindo pela MG 760 até Timóteo e depois Ipatinga. Este trecho, segundo o motorista do carro que fazia a viagem, representou um desvio de apenas 42 Km, mas tem o inconveniente de ter partes que são feitas em estrada de terra. “Se chover, ninguém passa, mas sem chuva, dá para ir ou vir sem maiores problemas”, comentou.


As mesmas opções servem para quem se deslocar de carro até a capital. Quem vai de ônibus, é bom também ligar para a Presidente, telefones 3821-2300 e 3821-1630, em Ipatinga; (31) 3201-1591, em Belo Horizonte, para se informar sobre a viagem e também se há passagem disponível, pois para este sábado, os carros está quase todos lotados.

Foto: Marcelo Luciano