Lula tem 41% das intenções de voto contra 24% de Bolsonaro, diz pesquisa

Ex-presidente petista cresce na preferência dos brasileiros, de acordo com pesquisa eleitoral

Ex-presidente Lula tem 41% das intenções de voto no primeiro turno

O ex-presidente Lula ampliou a vantagem sobre o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), nas pesquisas eleitorais. A última delas, divulgada nesta quinta-feira (13/1), pelo Instituto Ideia, contratada pela revista Exame, mostra que o petista tem atualmente 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 24% do atual presidente. Além disso, Lula venceria qualquer adversário em um eventual segundo turno.

Em terceiro lugar na pesquisa está o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro (Podemos), com 11%. Em quarto lugar, está o ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 7%, e na quinta colocação, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 4%. A pesquisa aponta um crescimento do petista. No último levantamento feito pela Exame/Ideia, em dezembro de 2021, ele tinha 37% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro registrou 27%.

Ao todo, 1.500 pessoas foram ouvidas por telefone entre os dias 9 e 13 de janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, segundo o instituto. A pesquisa Exame/Ideia está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03460/2022.