Black Friday “invade” vitrines do Vale do Aço

Fotos: Emmanuel Franco

Empresários capricharam na decoração e aguardam vendas melhores do que em 2020

As vitrines do comércio regional estão cheias de ofertas alusivas à Black Friday. A “sexta-feira negra” acontece, de fato, apenas no próximo dia 26. Porém, muitos lojistas anteciparam as promoções por meio da Black Week e da Black November, oferecendo, respectivamente, preços mais baixos na semana anterior à data ou durante todo o mês.

“Alguns se programaram com antecedência, identificaram o limite de descontos para atrair os consumidores sem comprometer o fluxo de caixa e já conseguiram boas ofertas. É uma questão de estratégia e peculiriadade de cada empresa optar por uma campanha mais pontual e agressiva somente na sexta-feira, 26, ou adiantar as promoções e atrair clientes por um período maior. Vai depender muito da análise de estoque”, explicou José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio/Vale do Aço.

Origem
Conhecida como Black Friday, a terceira sexta-feira do mês de novembro inaugura a temporada de compras para o Natal com significativas promoções nos mais variados segmentos do comércio. A ideia, que surgiu nos Estados Unidos, foi realizada pela primeira vez no Brasil em 2011, totalmente on-line. Com os bons resultados, as lojas físicas aderiram à iniciativa.