Cadastramento na rede pública escolar começa hoje


Começa hoje e vai até 10 de dezembro o prazo para inscrição daqueles que desejam ingressar nas redes estadual e municipal de ensino em 2022. Pais ou responsáveis, ou o próprio aluno maior de idade, podem acessar o site www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.  

Deve se inscrever o estudante que ingressará no 1º ano do ensino fundamental, com seis anos de idade completos ou a completar até 31 de março do próximo ano e também aqueles que desejam ingressar nos demais anos de escolaridade da educação básica, vindos de outras redes que não a estadual ou municipais que aderiram à iniciativa.

Aqueles que pretendem retornar aos estudos nos ensinos fundamental, médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também pode se inscrever. Para ingresso na EJA é necessário ter no mínimo 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o médio.

Devem se cadastrar, ainda, os estudantes matriculados este ano na rede estadual e que não renovaram sua matrícula para 2022 e aqueles que pretendem ingressar em cursos da educação profissional em uma escola da rede estadual.

Inscrição
No momento do cadastro, os candidatos devem apresentar informações como nome completo, data de nascimento, endereço completo, CEP, número da carteira de identidade do aluno (se possuir), CPF do aluno (se possuir), filiação ou nome do responsável legal, entre outros.

Aqueles que não têm acesso às tecnologias digitais podem comparecer às escolas estaduais e/ou municipais, no município em que residem, para realizar a inscrição. É necessário adotar todas as medidas de segurança estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) em prevenção à pandemia.