Com visual inovador, Android 12 é lançado pelo Google


Depois de muita expectativa, testes e acertos, foi finalmente lançado esta semana a mais nova versão do Android, o sistema operacional da Google para celulares e tabletes. O 12, traz como novidades o visual remodelado sob a interface Material You, novos recursos de privacidade e mais. A ideia é que o visual seja “pessoal para cada estilo, acessível para todas as necessidades, e adaptáveis ​​para cada tela”. Este objetivo é alcançado através das cores, com o sistema sendo capaz de pegar os tons predominantes do papel de parede e combiná-los com outros, de forma complementar. Em seguida, este conjunto é aplicado no esquema de cores de todo o sistema operacional e de apps, para deixá-los ainda mais personalizados ao gosto do usuário.

O Android 12 também incluiu novas funções para aprimorar a privacidade de celulares. Como no iPhone, o sistema exibe indicadores coloridos no canto superior direito para dizer se o microfone e a câmera estão em uso. A companhia também disponibilizou um painel para gerenciar as permissões dadas para cada app.Os widgets ainda receberam uma atenção extra. Além dos novos controles interativos, os elementos ganharam cantos arredondados e layouts responsivos para diferentes tipos de tela, entre outras novidades. Também há melhorias para a reprodução de jogos, no desempenho do sistema operacional, em notificações e muito mais.

Segundo o Google, a sistema chegará aos celulares da linha Pixel em breve. A atualização estará disponível a quem possui o Google Pixel 3, 3 XL, 3a e 3a XL, além de gerações mais recentes. O também será levado a smartphones de outras marcas, mas o calendário e a elegibilidade dependem das fabricantes. Algumas marcas já estão testando a atualização para seus telefones. A Samsung, por exemplo, começou a convocar donos de celulares da linha Galaxy S21 para experimentar a One UI 4 com Android 12 em setembro. A Xiaomi também deu a largada em seu programa de testes para a versão global do Mi 11 no mesmo mês.