Sobe para cinco o número de casos suspeitos de Coronavírus em Ipatinga

Município monitora três pacientes vindos de excursão em Israel

Agência Brasil


A prefeitura de Ipatinga informou nesta quarta-feira (4) que há mais três notificações de casos suspeitos de contaminação pelo novo Coronavírus (Covid-19). Com isso, sobe para cinco o número de casos investigados no munícipio. Os outros dois já noticiados, que dizem respeito a um homem e uma mulher vindos da Europa e com sintomas da doença, ainda carecem de confirmação, aguardando o resultado de exames especializados. Os novos registros são de dois homens com idades de 34 e 54 anos e uma mulher de 33 anos.

Os três novos casos suspeitos são de pessoas que retornaram no último sábado, 29 de fevereiro, de uma excursão oriunda de Israel, no Oriente Médio. Apresentando sintomas gripais (febre, dor de garganta e coriza), elas procuraram atendimento médico na noite de domingo (1), no Hospital Márcio Cunha (HMC).

O atendimento no HMC foi realizado de forma habitual, sendo os pacientes liberados após diagnóstico de uma gripe comum. Porém, na noite de terça-feira (3), Israel passou a integrar a lista de países que estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde, o que suscitou novas investigações. Os pacientes se encontram em situação de isolamento domiciliar, com acompanhamento das autoridades municipais.

Com a inclusão de Israel entre os países monitorados como áreas de possível transmissão do Covid-19, o Hospital Márcio Cunha fez contato nesta quarta-feira com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS), informando sobre o atendimento médico desses três pacientes. Diante destas circunstâncias, estas pessoas passaram a figurar no rol de casos suspeitos.

Assim que a Secretaria de Saúde de Ipatinga tomou ciência dos casos, via HMC, o Departamento de Vigilância Epidemiológica do município seguiu com o protocolo de atendimento aos pacientes.

Uma coleta de material para exame pelos laboratórios especializados será realizada nesta quinta-feira (5). O estado geral dos pacientes continuará sendo acompanhado nas residências em que se encontram sob cuidados especiais.

Os demais membros da excursão vinda do Oriente Médio não apresentaram sintomas gripais, mas seguem sendo monitorados pelo município e, caso necessário, receberão atendimento médico.

Dois primeiros casos

Os dois primeiros pacientes em situação suspeita, acompanhados em Ipatinga desde a última sexta-feira (28), seguem em atendimento domiciliar. A previsão é de que o resultado dos exames seja divulgado na próxima sexta-feira (6). (Com Assessoria)