QUEDA! Cruzeiro perde para o Palmeiras e é rebaixado para a Série B

Time faz jogo apático mesmo sendo o mais importante de sua história

Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro


No último compromisso da temporada, o Cruzeiro enfrentou o Palmeiras no Mineirão na tarde deste domingo. O Time Cinco Estrelas foi derrotado por 2 a 0, em jogo válido pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Cruzeiro termina o Brasileirão na 17ª posição com 36 pontos e vai disputar a segunda divisão do futebol Brasileiro em 2020.

Em uma partida com as equipes tendo objetivos diferentes no Campeonato Brasileiro, o confronto começou com ambos os times se estudando em campo. Aos 11 minutos, a Raposa tentou chegar com perigo com a enfiada de Orejuela dentro da pequena área. O lateral tocou para Dodô, mas durante disputa, a bola terminou na linha de fundo.

Aos 23 minutos, uma bela jogada na linha de fundo celeste. Marquinhos Gabriel e Jadson chegaram pela direita e o camisa 27 tocou para trás. A bola sobrou para Pedro Rocha, que mandou uma bomba para fora.

Quando eram decorridos 43 minutos, Dodô conseguiu escapar da defesa Palmeirense e avançou pela esquerda, deixando Pedro Rocha na cara do gol. O atacante cruzeirense disputou a bola com o goleiro, que acabou segurando firme e impedindo aquele que seria o primeiro gol da partida.

Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro


O primeiro lance de maior destaque da etapa final foi do Cruzeiro. Logo aos 2 minutos, Henrique lançou Pedro Rocha na linha de fundo, mas a bola foi mais rápida que o atacante celeste e saiu atrás do gol adversário.

Aos 8 minutos, Dodô chegou pela esquerda do campo e lançou a bola para a área. Sassá se posicionou e cabeceou com perigo em direção ao gol, mas com defesa do goleiro Weverton.

O placar do jogo foi inaugurado aos 11 minutos do segundo tempo. Zé Rafael bateu de pé esquerdo e a bola passou por Fábio, fazendo 1 a 0 para o Palmeiras.

Sabendo que precisava de um placar positivo, o Cruzeiro continuou tentando o gol durante a etapa final, sendo figura presente durante todo o tempo na grande área.

Aos 37 minutos, o Palmeiras ampliou o placar com gol de Dudu, que chegou de cabeça e estufou as redes fazendo 2 a 0.

A partir daí a torcida começou a quebrar cadeiras revoltada com o iminente rebaixamento que se aproximava. Cadeiras foram arrancadas e arremessadas, e a Polícia Militar teve que interferir com bombas de efeito moral. Várias pessoas deixaram o estádio feridas.

Além do rebaixamento, o clube celeste também verá as finanças serem impactadas. Ao cair, o Cruzeiro não receberá um centavo de premiação pela colocação final no Campeonato Brasileiro, já que as equipes rebaixadas ficam sem o valor de 30% da cota de TV pago aos times que terminam entre o 1º e 16º lugar.

Com a derrota, o Cruzeiro terminou o Brasileirão na 17ª posição, com 36 pontos, três a menos que o Ceará, que empatou com o Botafogo e se livrou do rebaixamento.

Cruzeiro 0x2 Palmeiras

Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 08/12/2019 - Domingo
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG

Público presente: 27.229 Público pagante: 24.035
Renda: R$ 307.703,00
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique – MTR (RJ)
Gols: Zé Rafael (Palmeiras), aos 11 min do 2ºT; Dudu (Palmeiras), aos 37 min do 2ºT

Cruzeiro: Fábio; Orejuela (Weverton), Léo, Cacá e Dodô; Henrique, Éderson, Jadson e Marquinhos Gabriel; Ezequiel (Sassá)e Pedro Rocha (Maurício)
Técnico: Adilson Batista

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Luan, Antônio Carlos e Diogo Barbosa; Matheus Fernandes, Bruno Henrique, Raphael Veiga (Willian) e Lucas Lima; Zé Rafael (Gabriel Veron) e Dudu
Técnico: Andrey Lopes
Cartão amarelo: Zé Rafael (Palmeiras)