Confira como foi o encontro do 'Projeto Turismo No Vale' para avaliação dos trabalhos desenvolvidos no ano

Por: Rodrigo Vieira Ribeiro

Ontem, quinta-feira, 05 de dezembro de 2019, aconteceu a última reunião do ano do grupo que faz parte do projeto Turismo no Vale. Já falei deste projeto aqui, trata-se de um coletivo de pessoas interessadas no desenvolvimento econômico através do Turismo e suas necessidades e consequências que se reúne desde 2011 para pensar e coordenar ações que transformem a nossa região pelo Turismo.

O Projeto conta com o apoio do SEBRAE, Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM) e do Convention e Visitors Bureaux do Vale do Aço (VAC&VB) e a participação de diversos representantes das prefeituras dos municípios do Colar Metropolitano do Vale do Aço, cidadãos interessados no assunto e empresários que acreditam no setor como alavanca de crescimento econômico.

É um grupo aberto que merece ser visitado e frequentado por quem tem interesse em investir no Turismo Regional e entende que o crescimento econômico da região possui este caminho como o que mais cresceu nos últimos 10 anos no Brasil e no mundo e o mais lucrativo para os próximos 10 anos. (revista exame 9-abr-2019)

A reunião de avaliação dos trabalhos de 2019 foi muito positiva, destacando o cumprimento de metas estabelecidas em termos de construção de roteiros e implementação para a exploração de receptivos como Roteiro Rural de Ipatinga, a Rota do Mutum de Ipaba e a Rota do Jacroá de Marliéria. O trabalho em andamento do Ciclo-Turismo no Vale do Aço está sendo considerado um passo firme para o desenvolvimento e consolidação do turismo na nossa região.

Divulgação


Outro destaque nos projetos no SEBRAE é a confecção do Showcase do Vale do Aço em conjunto com o Convention e Visitors Bureaux do Vale do Aço. Trata-se de uma ferramenta de divulgação importante para a captação de eventos para a região. Serve para apresentar os nossos equipamentos e atrativos turísticos, artísticos e culturais que podem ser de interesse do público do Brasil e do mundo que virá para a região.

O Showcase também servirá para auxiliar investidores locais a decidir sobre onde aplicar seus recursos para lucrar com o turismo regional e terá versão impressa e online disponibilizada em diversas plataformas na internet.

Na exposição de avaliação de resultados Alessandro Chaloub, analista do SEBRAE, falou sobre a relevância de iniciativas como a do projeto Turismo no Vale para congregar o Trade Turístico Regional na geração de ideias e suporte aos projetos em desenvolvimento e ressaltou a necessidade da entrada de grandes empresas investidoras que participem ativamente do financiamento local destes projetos.

Em seguida, o vice-presidente do CTMAM, Tailles Pereira Heliodoro comunicou ao grupo os votos de sucesso desejados por Hélio Anício, presidente da instituição e justificou a sua ausência por estar em Belo Horizonte em evento nacional de Turismo que congregou diversos circuitos nacionais e equipe do MTUR para decidir sobre o futuro do turismo no Brasil e estava com Ernani Bitencourt, gerente de turismo de Timóteo na cerimônia de entrega do Prêmio Nacional do Turismo 2019.

Foto: Hélio Anício

Ernani Bitencour e Hélio Anicio representando o Vale do Aço no Prêmio Nacional de Turismo de 2019


Durante a manhã também foram mencionadas as atuações das instituições como o CTMAM e o VAC&VB como representantes constantes nos Conselhos Municipais de Turismo (COMTUR) das cidades circuitadas e da conquista de assento permanente dessas instituições na Agenda de Convergência do Vale do Aço, grupo de empresários, políticos e representantes da sociedade civil organizada, que se reúne regularmente para discutir as prioridades da região no tocante ao desenvolvimento econômico.

A diretoria do VAC&VB é composta de integrantes do projeto Turismo no Vale e estava presente quase que integralmente. A diretora de eventos, Isa Klein, relatou sobre a experiência receptiva, já consolidada, da Rota do Jacroá, que leva turistas aos sabores e belezas de Marliéria, já na quarta excursão. Mário Carvalho, diretor de captação discorreu sobre o projeto de incentivar a Rota dos Tropeiros e valorizar a atividade histórica do Tropeirismo na região como atrativo e identidade regional.

Aqui faço um parêntesis:

Já pensaram em uma semana inteira de tropeirismo como construção da identidade Gastronômica da nossa região? Imagino a possibilidade de todos os restaurantes, bares e lanchonetes do Colar Metropolitano do Vale do Aço, por uma semana (ou final de semana) apresentar seus pratos inspirados no tropeirismo e adaptados ou incrementados com uma infinidade de variações, do tradicional feijão tropeiro às variações com banana da terra e palmito pupunha de arroz de carreteiro e outros incrementos? Se você tem um restaurante ou bar ou lanchonete, vá pensando na possibilidade, esse é um projeto fácil de realizar e que todos podem ganhar.

Fecho meu parêntesis na expectativa de que haja um movimento em direção ao tropeirismo como identidade gastronômica regional.

Foto: Tailles Heliodoro

A reunião foi encerrada com uma confraternização e votos de um 2020 bem turístico para o nosso Vale do Aço


Se você for prestador de serviços para eventos, restaurante, bar ou lanchonete considere fazer um contato conosco do Visitors Bureaux do Vale do Aço e faça parte do nosso cadastro de fornecedores e se torne um mantenedor, muitas vantagens estão sendo preparadas para quem se tornar associado ao Convention.

Quer colaborar com o desenvolvimento da Região da Mata Atlântica de Minas, neste vale maior que o aço, via VAC&VB entre em contato comigo pelo e-mail: rodrigo@hoteldomhenrique.com.br. Neste e-mail você poderá solicitar o formulário para se tornar associado ao VAC&VB. Pode ser uma boa oportunidade de desenvolver seu empreendimento no turismo. Você também poderá visitar o nosso site em http://www.visitavale.com.br. Conte conosco, vamos colaborar pelo crescimento de todos.

Links importantes:

https://exame.abril.com.br/negocios/dino/crescimento-do-setor-de-turismo-e-as-novas-empresas-que-se-destacam-no-mercado/

Se você gostou deste artigo entre em contato comigo e sugira outros assuntos relacionados ao Turismo de Negócios.

Até a próxima semana, um grande abraço

Rodrigo Vieira Ribeiro e-mail: rodrigo@hoteldomhenrique.com.br


*Rodrigo Vieira Ribeiro é Pai, Presidente do Convention e Visitors Bureaux do Vale do Aço, Diretor de Marketing e Comunicação do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, Diretor de Comunicação da ACE/CDL de Timóteo, Proprietário do Hotel Dom Henrique, Mestre em Educação e Designer.