Corinthians vence o Ceará e Cruzeiro volta a depender apenas de suas forças para não cair

Equipe paulista venceu os donos da casa gol de 'Gustagol'

Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians


O Corinthians assegurou, ao menos, um lugar na fase preliminar da Libertadores de 2020. Com gol de Gustavo, o Alvinegro derrotou o Ceará por 1 a 0 na Arena Castelão, chegando aos 56 pontos no Brasileirão. A pontuação garante, ao menos, a oitava colocação e a vaga na pré-Libertadores da próxima temporada ao Timão. O resultado também foi excelente para a equipe do Cruzeiro, com isso, basta o time Celeste vencer seus dois ultimos compromissos que estará na Série A do Brasileirão ano que vem sem depender de outros resultados.

O Jogo

O duelo começou bastante equilibrado no Castelão, com as equipes alternando a posse de bola e as tentativas de ataque. Aos 10 minutos, Carlos avançou pela esquerda e cruzou a bola na área, mas a zaga cearense afastou. Com mais posse da bola (60%) no início da primeira etapa, o Alvinegro teve oportunidade clara aos 17 minutos. Ramiro cobrou falta na área e a defesa do Ceará cortou.

A primeira grande chance do Timão abrir o placar veio aos 23 minutos e começou num lançamento de Gabriel para Carlos. O lateral esquerdo dominou, deu um chapéu no marcador e tocou para Janderson, que driblou mais um defensor e bateu forte, por cima do gol.

Cinco minutos depois, Ramiro cobrou falta na área, Manoel tentou o cabeceio e a bola sobrou para Vital. O meia corinthiano bateu pro gol e o zagueiro do Ceará salvou em cima da linha. Aos 35, Janderson recuperou a bola na intermediária e passou para Vital, que arriscou chute de fora da área, mas a bola desviou na zaga e facilitou a defesa de Diogo Silva.

Com 37 minutos, o Alvinegro teve boa oportunidade em cobrança de falta frontal, na entrada da área. Fagner cobrou, e a bola explodiu na barreira cearense.

Segundo tempo

Logo no primeiro minuto, o Corinthians teve grande chance com Janderson. Carlos avançou pela esquerda e tocou para trás, para o jovem meia alvinegro bater e acertar a trave de Diogo Silva.

Aos 13, Urso recebeu a bola pela direita, deu um rolinho no marcador e cruzou rasteiro para Vital bater de primeira e acabar bloqueado pela marcação. Com 20 minutos, o volante Gabriel (com cartão amarelo) deu lugar à Ralf.

No minuto seguinte, Urso aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou, porém a bola passou do lado esquerdo do gol do Ceará. O Corinthians ficou com um a mais em campo, após a arbitragem expulsar o meia Lima, depois de falta em Ramiro. Com 27 minutos, Clayson entrou no lugar de Júnior Urso.

Em busca do gol, Dyego Coelho colocou o atacante Gustavo no lugar de Ramiro. Aos 36, Clayson cobrou escanteio na área e o camisa 19 subiu, no segundo pau, para cabecear para o gol e fazer o primeiro do Timão.

Aos 43, Gustavo quase fez o segundo, mas foi desarmado pela zaga do Ceará. Antes do fim do jogo, Boselli ainda acertou o travessão de Diogo Silva, aos 48, após bela finalização, e Fagner parou no goleiro cearense, aos 51, depois de grande jogada driblando dois marcadores.