Galo faz 2 a 0 no Botafogo e garante vaga na Sul-Americana

Jogo marcou a despedida do Galo de sua torcida na temporada 2019

Foto: Bruno Cantini/Atlético


Com mais uma grande atuação, o Atlético garantiu vaga na Copa Sul-Americana de 2020 ao vencer o Botafogo por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no Mineirão. A partida foi válida pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão.

Os gols da partida foram de Jair, aos 40 minutos do primeiro tempo, e Luan, aos 23 da etapa final.

Com o resultado positivo no Gigante da Pampulha, o Galo chegou a 48 pontos e subiu para o 11º lugar na tabela de classificação.

Na última rodada do Brasileirão, às 16h de domingo, o Galo vai a Porto Alegre encarar o Internacional, no Beira-Rio.

O JOGO

O Atlético foi ao ataque pela primeira vez no cruzamento de Patric pela esquerda, a bola atravessou a área e encontrou o argentino Di Santo, que foi travado pela defesa botafoguense. Na sequência do lance, Jair pegou a sobra na entrada da área, finalizou e a bola explodiu no zagueiro.

Aos 15 minutos, Otero chutou da entrada da área exigiu boa defesa do goleiro Gatito. No ataque seguinte, Guga cruzou pela direita e a zaga carioca fez o corte pelo alto.

Marquinhos se chocou com Lucas Barros, aos 26 minutos, tentou continuar em campo, mas acabou precisando ser substituído por Luan, alteração que ocorreu aos 33 minutos.

Antes da mudança, o Galo levou perigo em novo cruzamento e Guga. Na jogada, a defesa fez o corte parcial, Jair ficou com a sobra e foi travado ao tentar o arremate. Otero ainda deu sequência ao lance com mais um cruzamento, cortado pela zaga do Botafogo.

O Galo pressionava e, aos 33, após cruzamento de Cazares pela esquerda, Réver mandou a bola para a rede, mas teve posição irregular assinalada pela arbitragem.

Otero cobrou falta de longa distância, aos 39 minutos, e Gatito fez grande defesa.

O Atlético já merecia o gol, que acabou saindo no minuto seguinte, em lance que começou com roubada de bola de Guga. Na sequência, Cazares fez ótima jogada pela direita, deixou o zagueiro no chão e tocou na entrada da pequena área para Jair abrir o placar no Mineirão: Galo 1 x 0.

O Atlético seguiu controlando as ações na etapa complementar. Aos nove minutos, Cazares recebeu passe de Di Santo, arriscou de fora da área e Gatito fez a defesa.

Patric cruzou pela esquerda, aos 16 minutos, e Luan cabeceou no contrapé do goleiro, mas o zagueiro Carli salvou quase em cima da linha. Três minutos mais tarde, Jair tentou encobrir o goleiro, que s recuperou na jogada e conseguiu evitar o gol atleticano.

O Botafogo amaçou com Cícero, aos 21 minutos, em chute que saiu rente à trave, à direita do gol. Mas foi o Galo que balançou a rede, aos 23 minutos. No lance, Patric cruzou pela esquerda e Luan fechou na segunda trave para marcar de cabeça: Galo 2 a 0.

Di Santo deixou o campo aos 26 minutos para a entrada de Geuvânio. Em seguida, Cleiton fez boa defesa na conclusão de Luis Henrique.

Atlético 2x0 Botafogo

Competição: Campeonato Brasileiro
Rodada: 37ª
Data: 04/12/2019
Gols: Jair (40'/1ºT), Luan (23'/2ºT)
Estádio: Mineirão
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Público: 27.924
Renda: R$162.095,00
Cartões amarelos: Patric (Atlético); Cícero, Luiz Fernando, Diego Souza (Botafogo)

Atlético
Cleiton; Guga, Réver, Igor Rabello, Patric, Zé Welison, Jair (Vinícius), Cazares, Otero, Marquinhos (Luan) e Di Santo (Geuvânio).
Técnico: Vagner Mancini

Botafogo
Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Joel Carli, Lucas Barros, Cícero (Wenderson), João Paulo, Leonardo Valencia (Luis Henrique), Luiz Fernando (Vinícius Tanque), Diego Souza e Rhuan.
Técnico: Alberto Valentim.

Equipe de Arbitragem
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden MTR RS
Árbitro Assistente 1: Jose Eduardo Calza AB RS
Árbitro Assistente 2: Jorge Eduardo Bernardi AB RS