Turismo é Negócio

Apresentando a Coluna “Turismo é Negócio”

Por: Rodrigo Vieira Ribeiro*

Este é meu artigo de apresentação. Assumi, voluntariamente, esta coluna semanal para tratar de um assunto em constante crescimento nas rodas de conversas de quem se preocupa, efetivamente, com o desenvolvimento econômico da nossa região. Vou, hoje, falar das minhas impressões e caminhos à frente (e ao lado) de entidades e empresas que atuam diretamente no fomento ao turismo no Vale do Aço.

Turismo é negócio? Durante as próximas semanas eu pretendo apresentar casos, situações e possibilidades do Turismo na qualidade de negócio impulsionador de desenvolvimento e gerador de recursos. Muitas vezes com pequeno investimento o empresário poderá obter resultados seguros, ainda que lentos.

Como em qualquer empreendimento, você não irá abrir uma empresa e, da noite para o dia, ficará rico. É um processo, um trabalho como outro qualquer. Exige atenção e dedicação máximas do empreendedor, assunto que depois de algum tempo aprofundaremos.

Divulgação: Circuito Mata Atlântica de Minas

Lagoa Dom Helvécio


Existem diversas atividades no Turismo que são interessantes e bem lucrativas. Atividades nas quais você não precisa de rios de dinheiro para investir mas pode realizar uma renda básica ou complemento de renda para a sua família.

No campo do Turismo você pode atuar em diversas frentes, da Hotelaria à venda de miçangas e tangas, passando pela gastronomia ou na formação de pessoas e guias ou. ainda, na construção de um ambiente propício às experiências turísticas de quem vem nos visitar.

Na minha coluna farei uns aconselhamentos sempre: procure conhecer a atuação das entidades que trabalham no Turismo e os projetos destas entidades.

Estou presidente do Convention e Visitors Bureaux do Vale do Aço desde 2017, acabei de ser reconduzido ao cargo por mais dois anos. Mas o que faz o Convention e Visitors Bureaux pela comunidade ou pelo Turismo regional?

O Convention, podemos chamar assim, existe no mundo inteiro para estimular o turismo de negócios nas cidades e regiões que atendem.

Mas vamos explicar por partes… Cada palavra possui um significado ligado às atividades da Instituição.

Convention ou convenção - tipo de evento que congrega pessoas de um determinado setor ou atividade para debater assuntos comuns, procurar soluções e se informar sobre as novidades do setor, acadêmico ou não. A Instituição cuida de atrair ou captar esses eventos para a região de modo a ter turistas que buscam esse tipo de evento regularmente.

Visitors ou visitantes - a nossa instituição atua como “orientadora” ou “receptivo” para oferecer nosso banco de informações turísticas aos visitantes. Como uma central de informações que pretende ter tudo o que acontece no Vale do Aço para que tanto o turista quanto os guias locais e recepcionistas dos hotéis possam informar o que está acontecendo de mais legal, incluindo apresentar serviços de guias, rotas e roteiros turísticos de terceiros. Atualmente este serviço está no portal do VAC&VB mas em breve teremos pontos de informações turísticas nos hotéis, lanchonetes e restaurantes associados à instituição.

Bureaux ou escritório - esta função é dirigida à assessoria de eventos, quem chegar ao Vale do Aço e desejar auxílio nas questões legais dos eventos, como alvarás, lista de fornecedores e prestadores de serviços para os eventos poderá contar com o VAC&VB para indicar caminhos e possibilidades para viabilizar o empreendimento temporário. O Bureaux também atua na promoção do destino e na capacitação dos associados conforme a necessidade e possibilidade dos mesmos.

Para obter mais informações sobre o VAC&VB entre em contato conosco pelo novo e-mail: conventionvacvb@gmail.com. Neste e-mail você poderá solicitar o formulário para se tornar associado. Pode ser uma boa oportunidade de desenvolver seu empreendimento no turismo. Você também poderá visitar o nosso site em www.visitavale.com.br

Se você gostou deste artigo entre em contato comigo e sugira outros assuntos relacionados ao Turismo de Negócios. Até a próxima semana, um grande abraço
Rodrigo Vieira Ribeiro e-mail: rodrigo@hoteldomhenrique.com.br

*Rodrigo Vieira Ribeiro é Pai, Presidente do Convention e Visitors Bureaux do Vale do Aço, Diretor de Marketing e Comunicação do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, Diretor de Comunicação da ACE/CDL de Timóteo, Proprietário do Hotel Dom Henrique, Mestre em Educação, Designer.