Frente fria diminui temperatura e acena com chuvas em Ipatinga

Divulgação PMI


Os dias de calor vão passar a ser mais amenos durante a próxima semana. A razão é uma frente fria que se aproxima da região. Previsões de tempo nublado e chuvoso começam a partir da segunda-feira e se estendem durante duas semanas. Ao longo desses dias, a precipitação acumulada fica em torno de 100 a 140 milímetros, o que indica um período com chuvas a qualquer hora do dia.

No transcurso das duas semanas, a previsão é de que os termômetros acusem uma queda de temperatura de quase 10 graus, em comparação com os últimos dias.

O tempo nublado diminui a incidência solar, e as chuvas amenizam o clima seco.

Segundo Glaucia Aparecida, coordenadora da Defesa Civil na Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã da Prefeitura de Ipatinga, o tempo chuvoso auxilia na diminuição de casos de debilitação da saúde em razão da baixa umidade do ar. “Apesar de as chuvas, em geral, significarem muito trabalho para a gente, torcemos para que chova bastante”, brinca, replicando uma expectativa geral. Ela esclarece ainda que a chuva ajuda no combate às queimadas que vêm acontecendo em grandes proporções na região, nos últimos dias.

FIM DE SEMANA

Com uma máxima prevista em 39 e 38 graus no sábado (19) e no domingo (20), respectivamente, e sem previsão de chuva, o fim de semana ainda reserva temperaturas elevadas para a população. O clima já está mais quente desde que o inverno acabou e se deu o início da primavera, no fim do mês passado. A tendência, porém, é que ocorram períodos chuvosos como esse projetado para as próximas semanas, durante a estação.