Saudade e memória marcam a exposição A arte de Mirian d'Arc Franco na Fundação Aperam Acesita



A Fundação Aperam Acesita recebe em sua galeria a última exposição do ano. A arte de Mirian d'Arc Franco reúne 75 obras da artista que hoje deixa saudade após três anos de sua morte.

No acervo, quadros deixados pela artista a sua família. "Eu gosto de apreciá-las em um espaço voltado para a exposição de obras de arte, ainda mais na Fundação, lugar que a minha mãe sempre frequentou e esteve presente com outras mostras. Ela mesma dizia que quadro é pra ser pendurado, então, nada melhor que expor ao público a sua memória que ainda vive entre nós", conta sua filha primogênita, Júnia Franco.

Mirian d'Arc nasceu em Coronel Fabriciano em novembro de 1944. Ao longo de sua vida, sempre morou no Vale do Aço. Logo que começou a trabalhar, foi professora, mas aos poucos descobriu o seu dom era para a arte.

Participou de Festivais de Inverno, cursos de arte e pintura. Produziu muito durante a vida toda, não só quadros e pinturas, mas artesanato e até decoração de carnaval. Mírian também ministrava aulas de desenho no Centro Comunitário, e em sua casa, no ateliê.

Na Fundação Aperam Acesita participou da exposição Essas Mulheres desde sua primeira edição, participando por dezessete anos da mostra. Os últimos anos deixou sua arte marcada nas igrejas do Cariru, Vila Ipanema e Bela Vista, em Ipatinga.

Em 2017, a família procurou a Fundação para realizar uma exposição em memória de Mírian, pois era um espaço que a artista gostava de estar a apresentar seus trabalhos. "É de uma saudade imensa ver os quadros da Mírian. Para nós, é muito honroso poder rever tantas obras e poder compartilhar essas pinturas e nosso sentimento com o público do Vale do Aço", destacou o irmão de Mírian, Geraldo Ildeu Franco.

A exposição ficará aberta para visitação até o dia 18 de novembro, e a entrada é gratuita. O Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita fica localizado na Alameda 31 de Outubro, 500 – Centro de Timóteo. O horário para visitação é de 8h às 11h30 e das 13h às 17h.