Após problemas com construtoras, Creches do Ideal e Barra Alegre devem ser concluídas em janeiro de 2020

Instalações serão utilizadas por quase 800 crianças de zero a cinco anos no novo ano letivo

Divulgação PMI


As obras de construção das creches dos bairros Ideal/Bom Jardim e Barra Alegre, em Ipatinga, já estão bem avançadas. Após encerrar a fase estrutural e de cobertura, a construtora que executa os serviços trabalha nas instalações das redes elétrica e hidráulica. A etapa de acabamento está prevista para o próximo mês. Assim, as construções já começam a tomar a forma de escolas.

As obras das duas unidades educacionais foram retomadas em maio deste ano, após terem sido interrompidas em função de problemas com a empreiteira que realizava o serviço. A previsão é de que os serviços terminem em janeiro de 2020 para que elas possam ser utilizadas no início do período letivo do próximo ano, marcado para fevereiro.

As duas escolas de educação infantil seguem um projeto padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Cada uma delas possui capacidade para atender até 376 crianças de zero a cinco anos, em dois turnos, ou 188 alunos em período integral. As duas obras juntas custam mais de R$ 4 milhões, sendo que pouco mais da metade do valor é proveniente de termo celebrado com o FNDE e o restante é de recursos próprios do município.

As construções das creches começaram em 2017 e foram interrompidas em maio de 2018, porque a então empresa responsável passou a enfrentar dificuldades econômicas. A atual gestão, preocupada com a situação, no fim do ano passado abriu um processo licitatório para contratar outra empreiteira e dar prosseguimento às obras.

Divulgação PMI