Ipatinga já assegura 5.600 vacinas para campanha de vacinação contra Sarampo

Divulgação


Com o objetivo de prevenir o contágio de sarampo no município, a Prefeitura de Ipatinga já assegurou 5.600 doses da vacina Tríplice Viral para realizar a primeira etapa da campanha de vacinação contra a doença. Entre os dias 7 e 25 de outubro, 17 salas de vacinação da cidade estarão abertas, com o objetivo de proteger, inicialmente, crianças de seis meses aos cinco anos de idade. O atendimento será das 7h30 às 17h30.

No sábado, 19 de outubro, haverá o “Dia D”, com todas as Unidades de Saúde abertas para vacinação exclusiva deste público, das 7h30 às 16h30. Durante a ação, será avaliada pelos profissionais a situação vacinal de cada paciente. Além do sarampo, a Tríplice Viral protege ainda contra a caxumba e a rubéola, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Nos últimos dias, o governo estadual declarou que Minas Gerais se encontra em estado de surto de sarampo. Até o momento, o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Ipatinga já notificou oito casos suspeitos.

Por se tratar de uma doença respiratória, altamente contagiosa, a recomendação é de que seja aplicada doses da vacina em crianças com seis, 12 e 15 meses de idade. Adultos até 29 anos ainda não imunizados devem tomar duas doses da vacina e, entre 30 a 49 anos, uma dose.

VACINAÇÃO EM ADULTOS

Em 2019, o Ministério da Saúde decidiu dividir a ação em duas fases. Cada uma é focada em um público diferente, que estaria mais suscetível à infecção por sarampo.

Por isso, de 18 a 30 de novembro, será a vez dos jovens de 20 a 29 anos. Para esse público, o “Dia D” acontecerá em 30 de novembro, data final da campanha.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro, foram confirmados 5.346 casos de sarampo no Brasil e já chega a 17 o número de estados com transmissão ativa da doença.