Dezenas de papagaios e araras são apreendidos na BR-040, em Três Marias

Aves estavam dentro de caixas de papelão na carroceria de uma caminhonete

[imageme39431][imageme39430]A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou 63 papagaios e três araras que estavam sendo traficados na BR-040, em Três Marias, na região Central de Minas.

Durante uma fiscalização no km 284, por volta de 5h foi dada ordem de parada a um Fiat Toro. Quando os polciais vistoriaram a carroceria do veículo, eles encontraram diversas caixas de papelão, onde os animais estavam sendo transportados sem alimentação ou ventilação apropriadas.

Os pássaros foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, no bairro de Lourdes, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

O condutor, de 37 anos, doi preso em flagrante por e conduzido para a Polícia Federal, também na capital mineira.

É considerado crime ambiental matar, perseguir, caçar ou apanhar animais da fauna silvestre. Quem impede a procriação da fauna, modifica ou danifica ninhos, vende, expõe ou transporta sem permissão, licença ou autorização é punido com pagamento de multa, com valores variáveis a partir de R$ 500.

Suspeita

Segundo a PRF, esta ocorrência pode ter ligação com uma outra que ocorreu na última quarta-feira (18) em Sete Lagoas, também na região Central.

Na ocasião, um homem de 55 anos foi detido na BR-040 por transportar cerca de 200 pássaros escondidos em caixas.