Placa alertando sobre febre maculosa assusta moradores de Contagem

Prefeitura fixou o aviso em uma mata na avenida José dos Santos Diniz, no bairro Europa

[imageme39422][imageme39421][imageme39420]A fixação de uma placa de alerta de ocorrência de febre maculosa próxima a uma mata, na avenida José dos Santos Diniz, no bairro Europa, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, deixou os moradores da região assustados. 

A placa foi afixada na tarde dessa segunda-feira (23), pela própria prefeitura. Ao lado do aviso funciona o Centro de Reabilitação do Município e moradores também utilizam uma pista no local para fazer caminhadas.

De acordo com o presidente da Associação do bairro Europa, Bruno César de Carvalho, o aviso sem uma explicação do executivo gerou um alvoroço entre os moradores. ?Hoje de manhã, o pessoal já estava comentando bastante, bem apavorado e eu fui procurar as medidas que devia tomar. A equipe de zoonoses afirmou pra gente que é só uma placa de prevenção, não é o que ela fala, mas é a nota oficial da prefeitura?, disse. 

Mesmo com a afirmativa da prefeitura de Contagem de que se trata apenas de um trabalho educativo, o aposentado Ricardo Luiz Muniz, 58, que costuma andar de bicicleta na avenida, diz que vai mudar o trajeto para não correr riscos. ?Todo dia a tarde eu ando de bicicleta aqui. Estou com medo, amanhã eu vou para outra região. Vou mudar de rota, porque eu não posso pegar uma febre maculosa. Já sou diabético, ainda pegar mais alguma outra coisa? A gente tem que evitar, né?!?, relatou. 

Para o aposentado Jairo Luiz da Costa, que não deixa de fazer a sua caminhada na avenida todos os dias, o problema são os animais que ficam na mata. ?Ali tem as capivaras, ficam ali na curva, onde corre o esgoto. Ai deve ser por isso que está acontecendo?, pontuou. 

Em nota, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que ?instalou placas no bairro Europa para orientar a população?. Isso porque, de acordo com o Executivo Municipal, ?agentes de zoonoses encontraram carrapatos na mata que fica no bairro?.

Ainda no documento, a prefeitura disse que além de orientar a população, vai realizar a limpeza do local e que, no caso de qualquer pessoa apresentar sintomas de febre maculosa, após contato com o carrapato estrela, é preciso se dirigir a uma unidade de saúde imediatamente. 

Dados

Informações da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem dão conta de que no município, apenas neste ano, foram registradas 140 notificações de febre maculosa. Sete casos foram confirmados, 116 descartados e oito estão em investigação. Nove casos apresentaram resultado inconclusivo.