Transporte público de Ipatinga com novos horários e itinerários

As melhorias incluem novos horários e itinerários em seis linhas de ônibus e já devem ser percebidas em 15 dias pelos usuários do transporte

Divulgação

Os quatro horários da extinta linha 050 serão retomados e incorporados na linha 505 (Vila Celeste – Via Vista Alegre)


IPATINGA - A Prefeitura de Ipatinga anunciou nesta segunda-feira (26) melhorias no serviço de transporte coletivo no município. Os avanços fazem parte do pacote de medidas compensatórias acordadas entre o poder público e a concessionária do transporte, em maio deste ano. Os progressos incluem novos horários e itinerários em seis linhas de ônibus e poderão ser notados em 15 dias pelos usuários.

A linha 309 (Nova Esperança) passará a contar com quatro novos horários e itinerários. As mudanças visam acatar a demanda no local, e também já visando o atendimento às 240 famílias que irão morar no Residencial Nova Esperança, no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Os quatro horários da extinta linha 050 (Vista Alegre) serão retomados e incorporados na linha 505 (Vila Celeste – Via Vista Alegre), com novos itinerários. Já a linha 900 (que faz a linha Canaãzinho – via Parque das Águas) terá o trajeto estendido em todos os horários até a rua Tietê. O 900 (Via Planalto) ganha dois novos horários. Já as linhas C1A e C1B irão passar pela avenida 26 de outubro, no Bela Vista, em todos os horários que não forem Via Albanese, especificamente para atender solicitações feitas por funcionários e usuários da APAE.
O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Agnaldo Bicalho, explica que ao se criar novo horário das linhas de ônibus, toda a grade de horários é revista para reduzir o tempo de espera do usuário nos pontos de ônibus. “Teremos 15 dias de prazo para fazermos as adequações necessárias nos trajetos como podas de árvores, sinalização dos pontos de embarque e desembarque e informar à população sobre as alterações. É bom que os usuários fiquem atentos aos cartazes que serão afixados nos coletivos com os novos horários e itinerários. Iremos disponibilizar também essas informações em nossos canais de divulgação e na imprensa local”, disse Agnaldo.
Pacote de melhorias

As melhorias no transporte público de Ipatinga estão sendo implementadas no município desde maio deste ano, de forma gradativa. Desde então foi implantado o App Meu Buser, de onde o usuário acompanha o horário, o itinerário e o tempo estimado do ônibus. Além disso, a rede Wi fi já está disponível em 34 carros, com previsão de conclusão em toda a frota em 60 dias.

Dos 92 veículos que compõem a frota, 91 já estão equipados com elevadores para atender as pessoas com deficiência. O carro que ainda não possui o dispositivo de acessibilidade será substituído na adequação da idade da frota. Além disso, a central para cadastramento da gratuidade para idoso e pessoas com deficiência – que antigamente funcionava na rua Caeté no bairro Iguaçu – foi transferida para o Centro de Ipatinga (Espaço Qualifica), possibilitando acessibilidade aos usuários.