Fabriciano realiza mais de 2 mil ultrassonografias em menos de 5 meses

O aparelho de ultrassonografia veio para atender todas as demandas da saúde da mulher.

Divulgação PMCF

Em março deste ano, a população de Coronel Fabriciano ganhou um serviço que há muito tempo era esperado, principalmente pelas mulheres: a ultrassonografia. Adquirido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, num investimento de R$ 115 mil em recursos próprios do município, o aparelho de ultrassonografia veio para atender todas as demandas da saúde da mulher. Já são mais de 2 mil exames de ultrassons no pré-natal realizados pelo município desde março, tanto pelo Transvaginal, Transvaginal Obstétrico e Obstétrico. A chegada do recurso trouxe mais segurança e qualidade de vida para as mulheres, principalmente, para as gestantes durante o pré-natal. De acordo com o prefeito Dr. Marcos Vinicius, além de suprir as maiores necessidades no atendimento da população, a ultrassonografia é mais um avanço da gestão voltada para a área da saúde dentro do município. “Tínhamos uma lista de espera extensa, e muitas pessoas cansavam de esperar e pagavam o exame particular do próprio bolso, até mesmo sem condições financeiras, ou iam até às cidades vizinhas. Agora a população têm acesso a exames de qualidade e com mais agilidade ”, ressalta. EXAMES O Ministério da Saúde recomenda que a gestante visite o médico pelo menos seis vezes até o parto, mas grande parte dos especialistas prefere ver as pacientes com mais frequência. O importante é iniciar o acompanhamento o mais rápido possível. Assim como preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Coronel Fabriciano oferta três exames de ultrassom no pré-natal: transvaginal, transvaginal obstétrico e obstétrico. AGENDAMENTO A solicitação dos exames deve ser feitas na sua Unidade Básica de Saúde de referência. Logo após, os pedidos são enviados à Central de Marcação para autorização e agendamento. O atendimento na Unidade do Centro é realizado duas vezes por semana, às terças-feiras, na parte da tarde, e nas sextas-feiras, na parte da manhã. O usuário deve comparecer no dia e horário marcado, com agendamento e o último exame de ultrassom em mãos. O resultado é entregue na hora.

Em março deste ano, a população de Coronel Fabriciano ganhou um serviço que há muito tempo era esperado, principalmente pelas mulheres: a ultrassonografia. Adquirido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, num investimento de R$ 115 mil em recursos próprios do município, o aparelho de ultrassonografia veio para atender todas as demandas da saúde da mulher.

Já são mais de 2 mil exames de ultrassons no pré-natal realizados pelo município desde março, tanto pelo Transvaginal, Transvaginal Obstétrico e Obstétrico. A chegada do recurso trouxe mais segurança e qualidade de vida para as mulheres, principalmente, para as gestantes durante o pré-natal.

De acordo com o prefeito Dr. Marcos Vinicius, além de suprir as maiores necessidades no atendimento da população, a ultrassonografia é mais um avanço da gestão voltada para a área da saúde dentro do município. “Tínhamos uma lista de espera extensa, e muitas pessoas cansavam de esperar e pagavam o exame particular do próprio bolso, até mesmo sem condições financeiras, ou iam até às cidades vizinhas. Agora a população têm acesso a exames de qualidade e com mais agilidade ”, ressalta.

EXAMES

O Ministério da Saúde recomenda que a gestante visite o médico pelo menos seis vezes até o parto, mas grande parte dos especialistas prefere ver as pacientes com mais frequência. O importante é iniciar o acompanhamento o mais rápido possível.
Assim como preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Coronel Fabriciano oferta três exames de ultrassom no pré-natal: transvaginal, transvaginal obstétrico e obstétrico.

AGENDAMENTO

A solicitação dos exames deve ser feitas na sua Unidade Básica de Saúde de referência. Logo após, os pedidos são enviados à Central de Marcação para autorização e agendamento.
O atendimento na Unidade do Centro é realizado duas vezes por semana, às terças-feiras, na parte da tarde, e nas sextas-feiras, na parte da manhã. O usuário deve comparecer no dia e horário marcado, com agendamento e o último exame de ultrassom em mãos. O resultado é entregue na hora.