SAÚDE DO TRABALHADOR

Cerest Ipatinga atende empresas com palestras sobre prevenção de acidentes

Divulgação/PMI

O Cerest Ipatinga realizou numa empresa de telecomunicações no bairro Cidade Nobre o Momento de Segurança

Com o objetivo de chamar a atenção para o Dia Nacional de Prevenção ao Acidente do Trabalho (27 de julho), a Prefeitura de Ipatinga, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) iniciou, nesta segunda-feira (22), ações de conscientização em empresas da região, cujo ramo de atividade registraram ocorrências no último quadrimestre.

Entre janeiro e abril deste ano, o serviço contabilizou 475 acidentes com trabalhadores, sendo que as principais lesões foram de cortes, contusões, esmagamento e fratura. A maior parte das ocorrências foi registrada em empresas de construção civil e de comércio varejista de mercadorias (supermercados).

Segundo a técnica de Segurança do Trabalho do Cerest Ipatinga, Gleyciane Batista, “está sendo intensificada nesses dias a oferta de palestras para empresas. Logo no início da jornada de trabalho realizamos o ‘Momento de Segurança’, abordando a importância da prevenção de acidentes para a saúde e segurança do trabalhador”, explica.

Ainda de acordo com a técnica, “a iniciativa é fundamental para reforçar aos trabalhadores a importância do cumprimento das legislações referentes à sua segurança no trabalho. É primordial que o profissional só realize suas atividades quando tiver a certeza de que está cumprindo as medidas de segurança recomendadas pelos padrões operacionais de trabalho, utilizando as ferramentas adequadas à atividade, os equipamentos de proteção individual, que apesar de não evitarem acidentes, minimizam lesões em casos de acidentes”, destacou.

Como atividades relacionadas ao Dia Nacional de Prevenção ao Acidente do Trabalho, serão oferecidas palestras até o dia 2 de agosto.

O Cerest é uma unidade de referência que tem como função dar suporte técnico especializado para a rede de serviços do SUS de Ipatinga e de 19 municípios em sua área de abrangência. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na rua Joaquim Nabuco, nº 317, bairro Cidade Nobre. Para mais informações, o telefone do Cerest é 3829-8581.

Divulgação/PMI

A técnica de Segurança do Trabalho, Gleyciane Batista