Frio intenso chega a Minas Gerais neste fim de semana

Ao longo desta semana os termômetros podem chegar a 30ºC, já no fim de semana, as mínimas podem ser de 9ºC

ALEX DE JESUS / O TEMPO


Frio fez os belo-horizontinos tirarem todos os casacos dos armários
Apesar de já estarmos no inverno, desde o último dia 21 de junho, as temperaturas ainda vão ficar altas durante esta semana em Belo Horizonte. Entre quinta-feira (3) e sexta-feira (4), os termômetros na capital podem chegar a 30ºC. As temperaturas só devem baixar a partir de sábado quando uma forte frente fria chega ao Estado.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria chega ao Sul do Brasil, nesta semana e no fim de semana ela atinge Minas Gerais.

Enquanto isso, o tempo ficará ensolarado e o clima será muito seco, com a umidade relativa do ar em torno de 30%, muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O ideal e se manter hidratado neste período. 

Nesta segunda-feira os termômetros ficam entre 13ºC e 27ºC em Belo Horizonte, já nesta terça-feira a variação deve ser entre 14ºC e 28ºC. Já em Minas as temperaturas devem ficar entre 5ºC no Sul e 33ºC no Norte.

No fim de semana uma massa de ar frio vai baixar as temperaturas e trazer um frio intenso. Os moradores de Belo Horizonte e de toda Minas Gerais podem preparar as roupas de frio e cobertas.

"Uma grande e forte massa de ar frio de origem polar avança sobre o Brasil durante a primeira semana de julho de 2019. Entre os dias 1 e 8 de julho, o país deve sentir um resfriamento muito intenso, que ocorre poucas vezes durante um inverno. Muito provavelmente será a mais intensa de 2019 e talvez só tenhamos uma com esta força este ano", informou o site Clima Tempo.

Para o sábado (6) e o domingo (7) as temperaturas mínimas, segundo o Clima Tempo, devem variar entre 9ºC e 11ºC e as máximas devem ficar em 18ºC. Ao longo de toda a semana que vem as temperaturas vão ficar baixas.