Moçambique celebra 44 anos de independência em Vespasiano, no domingo

Festividade será aberta ao público com comidas típicas e rituais religiosos no Consulado de Moçambique em Minas Gerais

Acervo Pessoal / Consulado de Moçambique em BH

Pelo menos 600 pessoas são esperadas para a festa em comemoração dos 44 anos de independência de Moçambique, no próximo domingo (30), no consulado do país em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte. A solenidade  está sendo organizada pela Ordem Templária da Cruz de Santo Antônio de Pádua e está prevista para às 9 horas da manhã.

Segundo o representante legal do consulado moçambicano em Minas Gerais, Deusdete Januário Gonçalves, o objetivo da comemoração é chamar compatriotas para festejar a independência. ?Moçambique é um país muito interessante. Esta é a segunda edição da festa aqui em Minas Gerais que nos ajuda a contar e relembrar a nossa história?, conta. Ainda segundo o Gonçalves, atualmente no Estado residem 3.800 moçambicanos, entre estudantes, religiosos, empresários e outros.

O início da festa será marcado por uma celebração eucarística nos ritos católicos ortodoxos, às 10h, com cânticos do grupo religioso da Guarda de Honra da Ordem Templária. Na sequência haverá o hasteamento do Pavilhão Nacional de Moçambique com os devidos pronunciamentos do Embaixador de Moçambique e o Cônsul de Minas Gerais.

Guardas de Moçambique de Belo Vale e Vargem de Santana e o Candombe de Itaúna na Escolta do Trono Templário, que são grupos folclóricos que celebram a história do país com música e cantos típicos, estarão presentes na solenidade.

De acordo com o Rei Perpétuo Manoel Fonseca dos Reis, a solenidade é importante para lembrar de séculos de cultura, história e religiosidade que foram trazidos por escravos da África.  ?Com o passar dos séculos, toda essa bagagem se espalha e mescla com outras culturas e religiosidades e daí surgem o nosso Brasil.Os escravos aqui viraram senhores. Suas tradições se perpetuam e hoje fazem parte do patrimônio cultural, histórico e religioso de Minas Gerais, de todo o Brasil?, afirma.

Programe-se

Consulado de Moçambique está localizado na rodovia MG 10, Km 22, Bairro Jardim da Glória, em Vespasiano, próximo à Cidade Administrativa. A entrada é gratuita.

9h00 -Início oficial da festa, com a chegada das Guardas e execução das Embaixadas Ritualísticas.

11h00 - Celebração Eucarística no Rito Oriental Católico Ortodoxo da Eparquia de Santa Sofia, presidida por Dom Clemente.