Sebrae Minas realiza seminário sobre compras públicas em Almenara

Evento gratuito busca a valorização dos produtores locais junto às prefeituras

O Sebrae Minas promove no dia 6 de março, a partir das 8h30, na Câmara Municipal de Almenara, o seminário “Caminhos para o melhor uso do poder de compras locais”. O evento é direcionado a gestores e secretários municipais, sindicatos rurais, associações e demais instituições ligadas ao tema. Os interessados podem se inscrever gratuitamente na Sala Mineira do Empreendedor da cidade, ou pelo telefone (33) 98876-8202.

O objetivo do seminário é debater a criação de cooperativas de comercialização da agricultura familiar, e apresentar alternativas para a implementação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal). Desta forma busca a garantia de melhores condições de comercialização e assegurar a qualidade dos produtos da agricultura familiar, fiscalizada pelo SIM.

A iniciativa é promovida em parceria com a Emater, Nova Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Jequitinhonha (Ambaj) e prefeituras de Almenara, Bandeira, Jequitinhonha e Rubim.

“Esta é uma oportunidade para que o poder público e associações discutam e elaborem alternativas para o crescimento e melhoria das compras locais, e busquem uma maior valorização dos produtos alimentícios produzidos por meio da agricultura familiar”, destaca o analista do Sebrae Minas Humberto Rodrigues.

Sequência

O encontro em Almenara faz parte do programa de compras governamentais que vem sendo desenvolvido deste outubro de 2017 no próprio município, e também em Bandeira, Jequitinhonha e Rubim. A ação desenvolve melhorias para aumento da oferta e demanda dos produtos alimentícios produzidos pela agricultura familiar regional.

Serviço:

Seminário “Caminhos para o melhor uso do poder de compras locais Almenara

Local: Câmara Municipal de Almenara - Praça Benedito Valadares, 28 – Centro

Data: 6 de março

Programação:

8h30 - Coffee Break

9h - Abertura

9h30 - Exibição do projeto “Uso do poder de compras para o desenvolvimento local”, com Fátima Moreira, Consultora de Políticas Públicas credenciada Sebrae Minas.

10h - Alternativas para implementação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM

12h - Intervalo para almoço

13h - Desafios de uma Cooperativa de Comercialização de Produtos do campo, com Haroldo Santos Araújo, Gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Minas

15h - Coffe Break

15h15 - Conclusões e encaminhamento dos próximos passos

16h - Encerramento