Operação Macaúbas cumpre mais de 100 mandados de prisão e de busca e apreensão em MG

A ação mobilizou mais de 180 policiais e 20 agentes penitenciários com o intuito de desarticular gangues na região

Uma ação conjunta entre Polícia Militar e Ministério Público de Minas Gerais cumpriu 48 mandados de prisão temporária e 56 mandados de busca e apreensão na manhã desta segunda-feira (11), na cidade de Bocaiuva e em municípios próximos, nas regiões Norte e Central de Minas.

A operação mobilizou mais de 180 policiais e 20 agentes penitenciários com o intuito de desarticular as cinco gangues que traficavam drogas na região e que comandavam unidades prisionais também em Montes Claros e São Joaquim de Bicas.

Segundo informações divulgadas durante coletiva de imprensa, foram apreendidas seis armas de fogo, entre elas uma submetralhadora, 300 gramas de crack, 300 pinos de cocaína vazios, 17 porções de cocaína, 17 aparelhos celulares e mais de R$ 3 mil em dinheiro. O Presídio de Bocaiuva também sofreu uma varredura, mas apenas dois chips de celular foram apreendidos.

As investigações que decorreram na ação desta segunda-feira acontecem desde 2018 e 16 pessoas já haviam sido detidas. De acordo com a PM, as facções criminosas da região disputavam territórios para realizar o tráfico de drogas e adolescentes eram usados para atacar desafetos e realizar a segurança armada dos pontos de venda.