Almenara, no Vale do Jequitinhonha, tem 114 casos de virose misteriosa

Prefeitura da cidade está investigando se contaminações estão sendo feitas pela água ou ar

A cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, registrou nos últimos dias 114 casos de uma possível virose que provoca diarreia e vômitos. A prefeitura da cidade está investigando o que pode estar causando o problema. Uma nota foi divulgada no site da prefeitura nesta quarta (10) falando sobre a doença.

Veja quais são os sintomas

- Diarréia  

- Vômitos 

"A Secretaria Municipal de Saúde, assim que tomou conhecimento da situação, acionou o departamento de epidemiologia de modo a que fosse realizado um estudo mais aprofundado da situação. Amostras de água foram coletadas e enviadas à Gerência Regional de Saúde em Pedra Azul para análise de uma possível via de contaminação. Outra suspeita é que a contaminação seja pelo ar, já que outras cidades, tanto de Minas Gerais quanto da Bahia, têm registrado casos semelhantes ? o que descartaria a hipótese anterior", informou a nota. 

Segundo a prefeitura, servidores da saúde estão acompanhando os casos de viroses e tomando medidas para prevenir novas contaminações. A prefeitura diz ainda que no verão os germes se proliferam mais rápido. 

"A orientação é que todos realizem a higienização dos alimentos de forma correta, lavem sempre as mãos antes das refeições e façam sempre uso de água filtrada (potável). Em caso de contaminação, beba bastante líquido e procure um PSF mais próximo", conclui a nota da prefeitura.

A reportagem de O TEMPO tentou contato com a prefeitura da cidade, mas as ligações não foram atendidas.