Cemig e Fiemg levam cultura Maker a Ipatinga

O Lab Truck estará aberto para visitação do público em geral.


A Cemig e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) levam a cidade de Ipatinga as oficinas do Lab Truck Tour, um projeto itinerante, que tem como objetivo colaborar para a geração de um ecossistema inovador e criativo em Minas Gerais, a partir das tecnologias de fabricação digital. As oficinas acontecem de hoje(26/11) até quarta-feira (28/11), no jardim externo do Centro Cultural Usiminas, e as inscrições podem ser feitas pela internet.

Até o final do ano, o Lab Truck Tour vai ter percorrido 15 cidades das regiões do Vale do Rio Doce, Norte de Minas, Sul de Minas, Metropolitana, Zona da Mata, Vale do Aço e Triângulo. Além de Governador Valadares, serão visitadas as cidades de Montes Claros, Santa Rita do Sapucaí, Sete Lagoas, Contagem, Belo Horizonte, Nova Lima, Juiz de Fora, Itabira, Uberaba, Betim, Ipatinga e Ribeirão das Neves. Ouro Preto e Mariana também receberão uma visita do Lab Truck. "O trabalho da Fiemg já é muito reconhecido na área de tecnologia e inovação, e a ideia é descentralizar esse conhecimento para todas as regiões do estado", diz o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo.

A turnê tecnológica terá o foco na descentralização e difusão da cultura Maker, permitindo, por meio da oferta de oficinas, a sensibilização e capacitação de jovens com foco no desenvolvimento de projetos em eficiência energética pelos próprios alunos, contribuindo para o desenvolvimento da cultura empreendedora.

Entre julho e dezembro de 2018, estão sendo realizadas até 56 oficinas. Em cada cidade, ocorrerão duas oficinas de sensibilização Maker, com 15 vagas cada, e duas oficinas tecnológicas com temática em eficiência energética, por meio da técnica de Arduino (dispositivo que pode ser facilmente conectado à um computador, apenas com um cabo USB, permitindo aplicações a baixo custo), com dez vagas cada.

As oficinas de sensibilização terão carga horária entre uma e três horas, e as oficinas tecnológicas, de aproximadamente quatro horas. O Lab Truck estará aberto para visitação do público em geral. Ao todo, serão ofertadas 700 vagas para oficinas, e estima-se uma visitação de 2.800 pessoas.

Informações no site do projeto https://www7.fiemg.com.br/senai/produto/lab-truck-tour