Município assina Regularização Ambiental de 82 novas atividades

Germano Luiz Gomes Vieira e da diretora de Apoio a Gestão Municipal Cibele de Araújo Magalhães

Divulgação/ PMGV


Nesta quarta-feira (7), acontece, na Sala Diamante, 4º andar da Prefeitura, às 11h, a assinatura da Ata de Municipalização para Regularização Ambiental. O documento oficializa o compromisso de Valadares em realizar licenciamento e a fiscalização ambiental de 82 novas atividades potencialmente poluidoras. O evento terá as presenças do prefeito André Merlo e do secretário de Estado de Meio Ambiente Germano Luiz Gomes Vieira e da diretora de Apoio a Gestão Municipal Cibele de Araújo Magalhães, ambos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O Município, que antes atuava somente em cinco, passa a licenciar e fiscalizar 87 atividades. Divididos pelo Estado em classes 1 e 2, essas atividades incluem setores industriais, de infraestrutura, gerenciamento de resíduos e agrosilvipastoris (florestas com agricultura e pecuária simultânea ou sequencial). Entre os exemplos, estão os postos de combustíveis (com armazenamento de até 90 m³), aterros de resíduos de construção civil, avicultura, suinocultura, aquiculturas em tanque, redes, entre outros.

Anteriormente, o licenciamento e fiscalização ambientais eram de responsabilidade do Estado, por intermédio da Superintendência de Regularização Ambiental do Leste Mineiro (SUPRAM/LM). Ainda participam do evento a secretária Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA) Mara Estevão e o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) Guilherme Castro.