Crianças internadas no Hospital Municipal comemoram o Dia das Crianças

Ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (8), na pediatria do HM

As crianças internadas na pediatria do Hospital Municipal saíram um pouquinho da rotina na manhã desta segunda-feira (8). O som das cantigas de roda e a alegria de profissionais de enfermagem do setor do hospital, de servidores do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e do Zé Gotinha foram contagiando os corredores e enfermarias. A ação foi para comemorar o Dia da das Crianças, que acontece na próxima sexta-feira (12).

Na área de convivência, diversas brincadeiras foram realizadas com os pacientes, que aos poucos foram se rendendo e participando. Já na área externa, muitas guloseimas foram preparadas para as crianças. Teve pipoca, algodão-doce, picolé, cachorro-quente, bolos e sucos. Para os mais vaidosos, tinha manicure e corte de cabelo com uma equipe do CEDEC.

Ana Rafaela, de quatro anos, está se recuperando de uma pneumonia e, para a mãe, este momento deixa as crianças mais animadas. “Isso é tão bom para essas crianças que eles até se esquecem da doença, das agulhadas e de que estão em um hospital”, afirmou a dona de casa Ana Lúcia Miguel.

Divulgação/ PMGV


De acordo com a médica residente em pediatria, Lívia do Vale, as atividades lúdicas fazem toda diferença no tratamento dos pacientes. “Algumas crianças estão em internação prolongada e essas ações as deixa menos deprimidas e mais próximas da gente”, revelou.

O reflexo desse cuidado pode ser percebido no comportamento das crianças e das mães também. “Nossas ações geram mais credibilidade, que passam a ter uma segurança maior na assistência, pois percebem que estamos fazendo o melhor para cada um, criando um laço de afetividade com os pacientes”, afirmou o gerente de enfermagem da pediatria Edivaldo Batista Botelho. E a técnica em enfermagem Gilmara Xavier confirma: “Ficamos mais próximos, cuidamos deles como se fossem nossos filhos; é um carinho que extrapola”, disse.

Foi ressaltada também a importância do evento pela diretora do DVS, Caroline Sangali, que vê nestes momentos uma troca mútua de atenção e carinho. “A semana das crianças sempre é lembrada por todos e não podíamos nos esquecer das crianças hospitalizadas. Um gesto de amor e carinho faz toda diferença!”, apontou.

A ação contou ainda com a presença da secretária adjunta de saúde, Margareth Alves, e de servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Divulgação/ PMGV