Você conhece o SAMU?

O trabalho começa no momento em que recebem a ligação telefônica via 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um órgão que trabalha 24 horas por dia no resgate e suporte de vida no local de atendimento ao paciente até a chegada ao hospital. Conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos reguladores e intervencionistas, enfermeiros, socorristas, telefonistas, operadores de rádio, técnicos de enfermagem, motoristas, farmacêuticos e assistentes administrativos. Todo o serviço segue um protocolo de regulação de acordo com as portarias 2.048 e 1.010 do Ministério da Saúde (MS).

O trabalho começa no momento em que recebem a ligação telefônica via 192. No entanto, existem duas situações: casos que podem ser resolvidos pelo telefone com orientações passadas pelo médico regulador e outros que são de urgência e emergência. Nestes, há a necessidade do envio das ambulâncias.

Divulgação/ PMGV


Mas, você sabe quando ligar para o SAMU? O chamado deve ser feito nos seguintes casos:

Acidentes automobilísticos;
Falta de ar intensa;
Suspeita de AVC (alteração súbita na fala, boca torta, perda de força, dormência ou paralisia de um lado do corpo são os sintomas mais comuns);
Engasgos;
Queimaduras graves;
Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou bebê;
Tentativas de suicídio;
Surtos psiquiátricos;
Vítima inconsciente (desmaio);
Intoxicação ou envenenamento;
Maus-tratos;
Crises hipertensivas;
Dores súbitas no peito;
Agressão por arma de fogo;
Crise convulsiva;
Hemorragias;
Traumas e fraturas;
Quedas acidentais;
Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
Outras situações consideradas de urgência ou emergência.

O SAMU, desde 2005, se empenha em prestar um atendimento de qualidade e cada vez mais humanizado a toda a comunidade de Governador Valadares e distritos. Hoje, sua frota é composta por três unidades: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas de Suporte Básico (USB). O que diferencia os veículos é a presença de um médico na USA para atendimentos mais graves e complexos.

E, para que todo o fluxo de atendimento flua da melhor forma possível, a parceria com a população é fundamental, acionando o serviço da maneira correta e sem passar trotes – que atrapalham o trabalho da equipe, geram gastos com deslocamento desnecessário da ambulância e dos profissionais e podem ocasionar a perda de uma vida caso o socorro não chegue a tempo.

O SAMU está localizado na rua São João, 350, Centro, e os chamados para atendimentos de urgência e emergência devem ser feitos pelo número 192.