Polícia apreende 190 aves e prende duas pessoas em rodovia no Norte de Minas

Animais estão sob os cuidados do Ibama em Belo Horizonte e Montes Claros

Duas pessoas foram presas transportando 190 aves na MG-122, em Espinosa, no Norte de Minas, no último domingo (16). De acordo com o Ibama, 90 aves de maior porte foram levadas para a unidade do instituto em Montes Claros e outras 100, de menor porte, foram para Belo Horizonte, onde chegaram na tarde dessa quarta-feira (19).

Segundo a veterinária Laerciana Silva de Souza Matos, os animais trazidos para Belo Horizonte são 98 papagaios, um periquito rei e uma arara. Como estão muito pequenos os cuidados devem ser constantes. Quando tiverem condições serão transferidos para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Ibama.

No momento, as aves estão sob os cuidados médicos do Centro de Triagem de Animais Silvestres. Elas foram pesadas e isoladas em uma sala com aquecimento, onde se alimentam de três em três horas.

"A ideia é que eles tenham o mínimo contato com o ser humano e que permanecem juntos. Será introduzido, inclusive, sons característicos da espécie, por intermédio de caixas de som. Ao final do período de readaptação, as aves serão soltas na natureza?, completa a veterinária.