Medidas pontuais e redução de ICMS: Mares Guia crê na diversificação econômica

Candidato ao governo de Minas aponta caminhos que pretende seguir de olho na retomada do desenvolvimento

Com a grave crise econômica que se instalou em Minas Gerais nos últimos anos preocupando a população cada vez mais, os candidatos ao Palácio da Liberdade estudam maneiras para dar a volta por cima e conquistar o eleitorado no pleito que se aproxima. João Batista Mares Guia, da Rede, entende que para o desenvolvimento econômico se diversificar no Estado é preciso medidas diferentes para pequenos, médios e grandes empresários.

"Temos que crescer e diversificar a economia. Na agricultura familiar, uma carteira específica no BDMG. Pobreza, uma carteira para iniciativas econômicas, em grupo, na linha do microcrédito. Para médios e grandes empresários, BDMG Vivo, com recursos do BNDES em cima de planos de negócios para desdobrar e diversificar a economia localmente, região por região", disse.

O candidato também pretende negociar as alíquotas do ICMS para aumentar a competitividade com outros estados, mas sem perder o crescimento empresarial.

"Chamar as cadeias produtivas, uma a uma, com paciência e negociação, reduzir as alíquotas de ICMS gradualmente até nivelar com São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, ou mesmo ficar abaixo. Assim, o investimento do empresário aumenta, inova tecnologicamente, a massa produzida aumenta e a arrecadada aumenta", completou.