Temporada de floração dos ipês começa a colorir BH

A cidade tem cerca de 27 mil árvores do tipo espalhadas pela cidade

A temporada de floração dos Ipês o no fim do outono e no início do inverno já começou a colorir Belo Horizonte. A cidade tem cerca de 27 mil árvores do tipo espalhadas pela cidade. Integrante das 566 espécies diferentes de árvores floríferas de BH, os ipês mais comuns são os de coloração rosa, mas eles surgem em variadas cores, como roxo, branco e verde, por exemplo.

A coloração mais comum da planta é a rosa, com 9.665 espécies. O ipê menos encontrado em BH é o da cor verde, com apenas 20 unidades. As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam de acordo com a umidade do ar.

De acordo com o arquiteto e urbanista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Júlio De Marco, os ipês nas cores rosa e roxo florescem primeiro. ?Em junho, vários ipês roxo e rosa já floriram. A partir de agosto é esperada a temporada de floração dos ipês amarelos?, afirma.

Segundo o arquiteto, a variação nas condições climáticas fez com que os ipês rosa não florissem todos juntos este ano. ?Já tivemos a floração de vários ipês e alguns deles ainda estão florescendo, mas como não tivemos uma sequência de dias de frio intensos, como no ano passado, os ipês não floriram com a mesma uniformidade, quando as árvores coloriram Belo Horizonte de rosa e roxo por algumas semanas?, explicou Marco.