Pesquisa JV/i9 ouve opinião dos eleitores de Teófilo Otoni sobre as eleições 2018

A pesquisa realizada por iniciativa do Jornal dos Vales está devidamente registrada no TRE MG-06592/2018

Nos dias 29, 30 de junho e 1º de julho, a equipe de entrevistadores do Instituto i9 Pesquisas/Jornal dos Vales, ouviu a opinião de 400 eleitores de diversos bairros e distritos de Teófilo Otoni, sobre temas relacionados às eleições de 7 de outubro de 2018.

A pesquisa realizada por iniciativa do Jornal dos Vales (CNPJ: 03.830.371/0001-99 - IMAGEM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE LTDA.) está devidamente registrada no TRE MG-06592/2018. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais e o nível de confiança 95%.

Avaliação do Governo Daniel Sucupira

Com grandes dificuldades enfrentadas pelos municípios devido aos atrasos de repasses dos governos estaduais e federais, 39% dos eleitores avaliaram os 18 primeiros meses da administração de Daniel Sucupira como Regular, 35% consideram Ruim ou Péssimo, 21% dos entrevistados fizeram uma avaliação positiva (Ótima/Boa), e 5% não opinaram.


Importância da representatividade regional na Assembléia e no Congresso

Em 2014 grande parte dos eleitores de Teófilo Otoni optaram por votar nos candidatos com domicílio eleitoral em Teófilo Otoni e ou do Vale do Mucuri; os três mais votados para Deputados Estaduais e Federais foram candidatos locais:

Estaduais: Neilando Pimenta 18283 votos, Daniel Sucupira 12593 votos, Ricardo da Emex 6956 votos;

Federais: Fabinho Ramalho 13440 votos, Edson Soares 10904, Ademir Camilo 4585 votos.

Em 2018 a tendência de 2014 deverá ser seguida, já que os eleitores continuam manifestando intenção de votar em candidatos locais, considerando importante eleger representantes da região:


Intenção de Votos - Deputados Estaduais

Faltam três meses para a escolha de deputados estaduais, federais, senadores, governador e presidente da república, por enquanto as candidaturas não foram registradas, mas alguns pré-candidatos já anunciaram o interesse em disputar algum cargo e outros nomes são especulados nos bastidores.

Exercendo o segundo mandato de Deputado Estadual, Neilando Pimenta aparece neste momento com 20% da preferência dos teófilo-otonenses, além disso, teve o reconhecimento de 36% do eleitorado em relação à atuação parlamentar, sendo considerado o deputado estadual regional mais atuante.

No momento atual, Jorge Arcanjo (5%) desponta como uma opção para os eleitores que pretendem votar em alguém que não tem mandato. Interlocutor do governo Estadual no Vale do Mucuri, Jorge Arcanjo vêm se destacando como importante liderança política em defesa dos interesses regionais.

Gilson da Padaria, Roberto Marcos, Professor Antônio Jorge e Dr. Jorge Ali, foram nomes lembrados como possíveis representantes do Vale do Mucuri na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Sargento Rodrigues, Gustavo Santana e Dr. Jean Freire, são pré candidatos a reeleição e também tiveram os nomes citados pelos eleitores entrevistados.



* OUTROS: Candidatos que foram citados, mas não atingiram 1%: Doorgal Andrada, Leandro Genaro, Celinho do Sinttrocel, Edson Soares, Gobira do Idene, Rosângela Reis.


Intenção de Votos - Deputados Federais

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fabinho Ramalho, foi o pré candidato mais citado pelos entrevistados em relação à intenção de votos para Deputado Federal (12%), e também a aprovação do atual mandato sendo considerado por 35% como deputado federal mais atuante em prol de Teófilo Otoni e região.

Ademir Camilo foi citado por 8% dos eleitores como opção de voto, e por 16% como deputado federal mais atuante.

Alemão do Sucatão (8%) e Dr. Jeferson Botelho (8%), são nomes novos na política que surgem como opções dos eleitores para o Congresso Federal.



* OUTROS: Candidatos que foram citados, mas não atingiram 1%: Lafayette Andrada, Eros Biondini, Luís Tibé, Stefano Aguiar, SubTenente Gonzaga.



Outros temas abordados