Unimed Vale do Aço e cooperativas realizam o Dia de Cooperar

Este ano 210 voluntários participaram dessa iniciativa.


A força do Cooperativismo se mostrou presente em mais uma edição do Dia de Cooperar realizado pelas cooperativas: Unimed Vale do Aço, Consul, Sicoob Cosmipa, Sicoob Vale do Aço. Tradicionalmente realizado na rua Honduras, no bairro Cariru em Ipatinga, o evento reuniu centenas de pessoas com atrações musicais, barraquinhas com comidas típicas, bebidas, atividades lúdicas, ações educativas. Um evento 100% solidário de divulgação do Cooperativismo.

“Estamos aqui representando a nossa cooperativa com o intuito de mostrar a força da cooperação para todos. Dentro dos princípios do cooperativismo, a mudança social é uma das bases e a Unimed Vale do Aço se preocupa muito com isso promovendo eventos que envolvem a sociedade de toda a região,” comemorou o Diretor de Recursos Próprios da Unimed Vale do Aço, Dr. Érico Fantini.

Para difundir o conceito do Cooperativismo, as coirmãs criaram uma tenda para a comunidade com atividades interativas, distribuição de brindes e informações sobre o Cooperativismo, sua identidade e seus princípios que são eles: Adesão Livre e voluntária; Gestão Democrática; Participação Econômica; Autonomia e Independência; Educação, Formação e Informação; Intercooperação e Interesse pela Comunidade na qual estão inseridas.

O evento é organizado anualmente pelo comitê, formado por representantes das cooperativas e também por voluntários, pois um dos princípios do cooperativismo é a intercooperação, onde o cooperativismo é trabalhar em conjunto com o mesmo objetivo que é contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Este ano 210 voluntários participaram dessa iniciativa.
“É minha primeira participação na festa do Cooperativismo. A minha percepção foi que, através de planejamento e trabalho em equipe todas as dificuldades e demandas podem ser superadas. Espero que o Dia de Cooperar continue sendo esse sucesso que já é, superando e estimulando ações voluntárias em prol de pessoas que precisam, pois viver o cooperativismo é fazer o bem ao próximo,” ressaltou Kelly Cristina A. Alcântara, Assistente Social - Unimed Vale do Aço.

Participação que também foi celebrada pelos voluntários, “No Dia C eu me voluntario e trabalho com outras cooperativas no intuito de ajudar as pessoas. É a oportunidade que a Unimed dá pra gente contribuir com o nosso trabalho, nesse evento maravilhoso que é o Dia de Cooperar,” disse Ariane Pereira dos Santos – voluntária.

Entidades

A cada edição do Dia C, entidades filantrópicas são contempladas com a iniciativa. Este ano, dez instituições do Vale do Aço participaram com a venda de alimentos. Todo valor arrecadado foi para benefício das próprias entidades. Participaram da ação: Associação dos Portadores de Insuficiência Renal do Vale do Aço – Apirva; Grupo Se Toque; Movimento Terceira Idade – MOTI; Creche Sagrado Coração de Jesus; Instituto Atos; Instituição de Acolhimento Infantil SOS Família; Creche Comunitária do Bela Vista; Associação dos Deficientes Visuais de Ipatinga – ADEVIPA; Associação dos Moradores do bairro Cariru e Castelo – AMBCC e Horta Comunitária Criança Feliz, além da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Metropolitana do Vale do Aço – Coopcava, que está sendo contemplada com o projeto de responsabilidade social e ambiental desenvolvido pelas Cooperativas.

Parceiros

Vários parceiros tiveram sua tenda ou atividade integrada ao evento. A Faculdade Única esteve presente com uma ação de sustentabilidade, onde a cada 10 latinhas coletadas no evento, o participante ganhava um copo personalizado. A instituição realizou os serviços de: cálculo de IMC com balança de bioimpedância, aferição de pressão arterial e brindes.

A 12ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito também esteve presente e estendeu para o evento: exposição e apresentação de animais taxidermizados da fauna silvestre e informações relativas ao Meio Ambiente e Trânsito. O Dia C ainda contou com o apoio da 12ª Região de Polícia Militar com a viatura da Polícia Militar. O Hope Movement também participou da iniciativa com atividades recreativas (pintura facial, confecção de balões e desenhos). A criançada ainda pôde brincar na área kids com diversas brincadeiras.

As atrações musicais ficaram por conta do DJ Pablo, voz e violão de Renan Scarpati e som caipira de raiz e sertanejo com Hyuri Luna.

O Dia de C foi mais uma iniciativa cooperativista que a Unimed Vale do Aço faz questão de realizar junto com as coirmãs. Outras ações de cooperativismo também são realizadas ao longo de todo o ano pela singular, pois é o mais forte movimento que nasceu no mundo, visando a cooperação e a união das pessoas. A cooperação fortalece as pessoas, e também ao mesmo tempo transmite esses bons exemplos para toda a sociedade.